Fábrica de vidros: o que é e como funciona?

Fábrica de vidros: o que é e como funciona?

O vidro é parte importante da civilização como conhecemos hoje. É a partir dele que temos pára-brisas de automóveis, janelas de vidro, telas de eletrônicos e outros produtos que são tão importantes e fazem parte do nosso cotidiano. 

A fábrica de vidros é o lugar onde tudo acontece. Ela detêm de grandes fornos industriais no qual são feitos vidros a partir da administração de altas temperaturas. O vidro é feito de uma mistura de elementos encontrados na natureza como, areia, sódio e magnésio. 

Quando esse material sai do forno, é despejado no “banho float”, um recipiente de 15 cm de profundidade cheio de estanho. Dessa forma a massa flutua e fica completamente reta. 

Dentro da fábrica de vidros possuem várias câmaras, como a de recozinhamento e scanners que detectam qualquer falha. Dessa forma, o resultado serão peças de vidro perfeitas e prontas para uso.    

Como funciona a fabricação de vidros?

Na fábrica de vidros, os materiais podem ser submetidos a temperaturas de até 1600º graus. A primeira etapa consiste em fundir os materiais usados para fazer o vidro. 

Os matérias são: sílica, sódio, cálcio e magnésio, alumina e potássio. Depois de serem cozinhados em altas temperaturas eles saem do forno e são colocados em câmaras para que tomem forma.

Depois cozinham novamente, na forma que tomaram, e são resfriados lentamente, às vezes com ajuda de sopradores (ferramenta disponível na fábrica de vidros). Após resfriamento completo é feito uma inspeção para checar que tudo em perfeito, através de scanners. 

Os que estão em ótimo estado são cortados em chapas. 

A fábrica de vidros temperado também passa por esse decurso mas, a confecção é mais detalhista, pois o vidro corre o risco de quebrar durante o procedimento.

Há diferença no resfriamento também, que é feito de forma brusca, já que o vidro temperado é mais resistente. 

Processo de fabricação do vidros

Na fábrica de vidro, o temperamento químico é uma das primeiras etapas do processo. As chapas ganham resistência por meio do choque entre as matérias primas: óxido de sódio e nitrato de potássio derretido. 

Durante o processo na fábrica de vidros o momento mais importante é o da conformação da peça, pois em casos de vidro temperado, por exemplo, depois de confeccionado torna-se menos maleável a cortes ou furos. 

O vidro temperado Blindex e portas de vidro são fabricados a partir do vidro float convencional, então o processo na fabricação de vidro é parecido com o do vidro comum. 

Em caso de itens de decoração, como espelhos decorativos, as formas têm que ser feitas no início do processo de fabricação, caso não usem vidros comuns. 

Fábrica de vidros em BH

A Vidraçaria Água Branca é uma das mais importantes distribuidoras de BH e possui toda linha de vidros da fábrica de vidros, além de esquadrias, corrimão em inox, entre outros produtos. 

Buscamos sempre por excelência através de uma equipe qualificada que sempre estará atenta a cada detalhe dentro e fora da fábrica de vidros

Agência de Marketing Digital - Criação de Sites - Otimização de Sites