Tipos de Vidro: confira os mais procurados!

Tipos de Vidro: confira os mais procurados!

Vidro duplo, vidro espelhado, vidro anti reflexo, ufa! São tantos os nomes que qualquer pessoa pode ficar perdida ao procurar tipos de vidro quando vai realizar alguma melhoria na aparência da casa ou do escritório.

Para te ajudar a escolher, relacionamos os principais tipos de vidro utilizados, e também os queridinhos dos arquitetos e profissionais da decoração:

Tipo de Vidro Convencional: Vidro Float

Float significa flutuante ou plano, assim o vidro float é o tipo mais comum feito com uma composição básica de areia, cálcio, sódio, magnésio, potássio e alumina. Ele não possui tratamentos específicos e, por isso, tem uma resistência menor.

O vidro float é bastante utilizado em móveis e também janelas e portas por apresentar excelente custo benefício. Mas, em contrapartida, além da menor resistência, ele se estilhaça em milhares de pedaços cortantes caso haja a quebra do vidro float.

Tipos de Vidro para Segurança

Os tipos de vidro de segurança são aqueles bastante utilizados em janelas, portas, box de banheiro, tampos de mesa e prateleira.

A maior vantagem dos tipos de vidro que conferem maior segurança para as pessoas que frequentam os ambientes são a resistência, incluindo o vidro Blindex que evita riscos de acidentes.

Além dele, conheça outros tipos de vidro que conferem maior proteção às residências e escritórios:

Vidro Blindado

O vidro blindado é resistente à balas, pois suas camadas são especialmente projetadas com moléculas do vidro laminado e policarbonato, impedindo a penetração de projéteis e resistindo ao impacto dos mesmos, sem gerar danos materiais.

Vidro Antivandalismo

Assim como o vidro blindado, o vidro antivandalismo também é confeccionado com uma tecnologia especial de laminação e possui diversas classes de resistência a arrombamento para suportar níveis de impacto variados.

Ele é bastante utilizado em bancos e empresas que necessitam de proteção ao patrimônio, sendo um dos mais procurados atualmente.

Vidro Temperado

Não há dúvidas de que o vidro temperado se tornou uma verdadeira preferência nacional, porque uma das características mais marcantes do vidro temperado, em relação ao vidro comum, é a sua resistência.

Ele costuma ser instalado em janelas, portas e box de banheiro. Sua confecção é diferenciada, o que confere até 5x mais resistência que o vidro comum.

Além disso, devido ao aquecimento em seu processo de fabricação, quando o vidro temperado se quebra, não emite estilhaços pequenos e cortantes como acontece com o vidro básico.

No caso de um vidro temperado quebrado, seus fragmentos serão maiores e arredondados, diminuindo o risco de acidentes.

Vidro Laminado

Já o vidro laminado é mais indicado para as áreas externas como no envidraçamento de varanda, vitrines e guarda-corpo de escadas, por exemplo.

Isso porque ele é considerado um dos mais seguros pois possui camadas de vidro e uma película de PVB, essencial para, em caso de quebra, os estilhaços ficam presos na película e não se soltam.

Tipos de Vidro para Decoração

Vários tipos de vidro exercem papéis fundamentais quando o assunto é a decoração dos ambientes. O espelho, por exemplo, é o vidro decorativo mais famoso que você conhece, capaz até mesmo de conferir uma sensação de espaços maiores quando bem utilizado.

Mas além dele também existem os vidros coloridos, os vidros jateados, vidro bisotado, vidro fantasia e o vidro serigrafado. Cada qual possui suas características específicas, sendo que a funcionalidade é decorativa.

Logo, a composição dos vidros decorativos pode variar, como: vidro laminado jateado; vidro temperado colorido, etc. Portanto, dependendo do processo de confecção, alguns vidros decorativos podem apresentar tanta resistência quanto a dos tipos de vidro que aumentam a segurança mencionados acima.

Se você tem alguma dúvida sobre tipos de vidro e não sabe qual é o mais indicado para o seu projeto de reforma, construção ou decoração, entre em contato com a equipe de profissionais qualificados da Vidraçaria Água Branca.

Agência de Marketing Digital - Criação de Sites - Otimização de Sites