Vidro Temperado: tudo o que você precisa saber!

Vidro Temperado: tudo o que você precisa saber!

Se você está construindo ou pensando em reformar janelas, portas ou guarda-corpo de escada, em casa ou em um edifício comercial, certamente vai buscar mais informações sobre o vidro temperado.

E não é para menos! O vidro temperado é um dos mais procurados devido à alta resistência e durabilidade. Reunimos algumas informações cruciais para você descobrir o verdadeiro ‘tempero’ do vidro temperado, confira!

Saiba o que é vidro temperado

Existem várias versões para justificar o nome “temperado”, e elas não têm nada a ver com tempero. Alguns acreditam que o nome vidro temperado faz analogia ao aço temperado, tamanha é a sua força.

Outras fontes alegam que seu nome deriva do processo produtivo denominado “têmpera”, ao qual é submetido – você aprenderá adiante que o material é aquecido e resfriado rapidamente.

A verdade é que o vidro temperado é definido pelo tratamento que recebe (calor ou produtos químicos) para aumentar sua resistência. Ele pode ser até cinco vezes mais forte que o vidro comum, o que o faz ser muito requisitado, pela durabilidade e, obviamente, por atribuir maior segurança onde é utilizado.

Devido às inúmeras vantagens, além da segurança e versatilidade do uso, o vidro temperado se tornou bastante popular em muitos tipos de projetos, sejam eles residenciais ou comerciais.

Por que usar vidro temperado?

Sem dúvida alguma, o benefício mais importante do vidro temperado é a credibilidade. Isso porque ele reduz o risco de ferimentos devido à sua natureza de quebrar em pedaços pequenos e circulares, em vez de estilhaços afiados e irregulares, como ocorre com outros tipos de vidro.

Outro benefício é a facilidade de limpeza. Essa praticidade se estende também para o caso de quebra, já que você pode limpar apenas varrendo, por exemplo, já que não é preciso retirar seus pedaços cuidadosamente. Também pode aspirar para uma limpeza completa, pois seus fragmentos não oferecem maior perigo.

O vidro temperado mantém as características que destacam o vidro comum, tais como a transparência, a coloração variada, a formação de uma barreira segura, a resistência aos materiais químicos e a longevidade. Confira mais vantagens:

  • Excelente qualidade;
  • Atribui requinte e sofisticação aos ambientes;
  • Deixa as fachadas mais modernas;
    Resistente a impactos;
  • Resiste a altas temperaturas;
  • É mais rígido;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Ideal para áreas muito frequentadas, já que o risco de lesões é bem menor;
  • Limpeza muito prática, já que as peças são inteiras, sem esquadrias ou ferro, por exemplo;
  • Instalação prática e rápida;
  • Aplicação muito versátil.

Confira onde usar o vidro temperado

Você deve estar se perguntando, onde o vidro temperado é normalmente usado? Devido às suas vantagens de segurança e resistência ao calor (resultantes do processo de fabricação), o vidro temperado é usado nas janelas laterais e traseiras de veículos, película para celular, microondas, forno, máquina de café, tela de computador, entre outros.

Já na construção, as aplicações mais comuns podem ser em portas, janelas, vitrines, guarda-corpo de escadaria, box, muro e cortina de vidro, etc.

Fabricação do vidro temperado

A diferenciação do vidro temperado para o comum está no processo térmico que recebe. Para você ter uma ideia, o vidro comum pode se partir em milhares de cacos, enquanto o vidro temperado se rompe em pedaços pequenos e, relativamente, inofensivos.

Para aumentar sua resistência, primeiramente, os vidros são cortados no tamanho desejado e suas arestas são polidas com materiais abrasivos, como a areia, por exemplo.

Em seguida, suas imperfeições são examinadas para descartar qualquer tipo de detrito, pedra, arranhão, bolha ou outros defeitos que podem fragiliza-lo durante o processo de fabricação.

Após a inspeção, é iniciado o tratamento térmico, onde o vidro é levado ao forno aquecido em quase 700ºC, e resfriado com ar frio pressurizado por alguns segundos. Essa alta pressão esfria a superfície do vidro muito mais rápido que no centro.

Dessa forma, seu interior permanece em tensão e, quando esfria, tende a se afastar provocando a compressão das extremidades, que é o que reforça sua rigidez. Depois de pronto, será capaz de aguentar variação de temperatura até 200ºC.

Para exemplificar: um vidro comum está em tensão, assim como o interior do vidro temperado. Por isso, ele se quebra muito mais facilmente do que uma vidraça que possui superfície em compressão, como é o caso do temperado.

Descubra se o vidro temperado pode quebrar

O desenvolvimento do vidro temperado é um dos avanços arquitetônicos mais significativos da era moderna! Você acabou de entender como ele é confeccionado e como adquire tamanha resistência.

Porém, o vidro temperado não é indestrutível. Ele pode, sim, se quebrar, mas trata-se de uma quebra “com estilo” visto que toda a sua totalidade forma micro cacos, que oferecem menos riscos do que os estilhaços afiados de uma vidraça comum.

Ruptura espontânea: mito ou verdade?

É provável que você tenha ouvido falar sobre vidro temperado que se rompe “sozinho”, sem nenhuma causa ou explicação aparente: não houve queda, sobrepeso ou arremesso de objetos, e nem um esbarrão sequer.

Nesse caso, ocorre a quebra espontânea do vidro temperado que pode ser explicada por falhas durante seu processo de fabricação. Separamos alguns defeitos que podem deixar o vidro temperado mais frágil e propício à ruptura instantânea:

  • Danos na Fabricação – como a inclusão do sulfato de níquel na massa do vidro, por exemplo;
  • Espessura inadequada;
  • Falhas no pré-processamento – formação de trincas, cortes, lascas;
  • Irregularidade na têmpera – temperatura menor que 650ºC, por exemplo;
  • Incidentes no armazenamento e transporte;
  • Instalação imprecisa.

Como evitar a quebra espontânea?

Não há como identificar 100% de vidro temperado contaminado com sulfeto de níquel. No entanto, o processo de imersão de calor foi mostrado para eliminar até 95% das vidraças afetadas.

O teste de absorção de calor é, portanto, um processo decisivo para eliminar quaisquer painéis contaminados antes que eles cheguem ao local.

Onde comprar Vidro Temperado

Você acabou de conferir tudo o que você precisava saber sobre o vidro temperado. Se tem alguma dúvida sobre tamanho e instalação, entre em contato com a Vidraçaria Água Branca. Elaboramos um projeto de qualidade que enriquece qualquer ambiente.

Conte com a Vidraçaria Água Branca para confecção de portas de casa, escritório ou sauna; fechamento de área; varanda e sacada; box ou vitrine.

Temos profissionais qualificados também para a elaboração de esquadrias de alumínio, além de uma coleção completa de espelhos.

Ligue agora: (31) 3353 -1927 / (31) 99159-7628 

Ou solicite seu orçamento: vidracariaab@yahoo.com.br 

Agência de Marketing Digital - Criação de Sites - Otimização de Sites