Reforma de banheiro: veja como fazer uma e qual material utilizar!

Reforma de banheiro: veja como fazer uma e qual material utilizar!
4 dias atrás

Assim como de tempos em tempos se faz necessário trocar de celular por um modelo mais moderno ou renovar o guarda-roupa de acordo com a moda ou estação, os ambientes da casa devem acompanhar as tendências de estilo e usabilidade. E, mesmo que ele não seja a sua parte preferida, o banheiro também precisa de uma atenção especial.

É que tanto nos imóveis novos quanto nos mais antigos, é praticamente impossível fugir da reforma de banheiro.

Até mesmo porquê, os imóveis novos adquiridos na planta normalmente são entregues ao proprietário com um revestimento genérico e padronizado. Sendo assim, a reforma se faz necessária para que o espaço fique com a cara do dono. Além de, é claro, garantir um acabamento com qualidade superior.

Outro ponto é que esse ambiente da casa precisa passar por manutenções periódicas, já que, diferente de espaços como a área de serviço, o banheiro é um cômodo utilizado por todos os moradores, todos os dias e mais de uma vez por dia.

Portanto, esse ambiente importantíssimo merece um projeto que faça dele mais que um simples sanitário!

O que é necessário para reformar um banheiro?

Indiscutivelmente, o banheiro é um ambiente que precisa ser um lugar relaxante, bonito e funcional.

Quando se trata de reforma de banheiro, devem ser levados em consideração diversos fatores importantes como:

  • estrutura e alicerce da casa;
  • projeto e plantas hidráulica elétrica;
  • custos e capital de investimento disponível;
  • escolha do revestimento e demais materiais.

Também é necessário estipular o tempo da obra, pois ninguém pode ficar muito tempo sem banheiro em casa – principalmente se ele for o único!

Vale ressaltar que a reforma de banheiro pequeno requer uma atenção redobrada e muita sabedoria na hora de aproveitar os espaços. Posições erradas, por exemplo, podem acarretar no desperdício de espaço, impactando diretamente na funcionalidade de todo o ambiente.

Lembre-se: praticidade é fundamental! Sendo assim, veja abaixo como planejar um bom projeto para otimizar seu tempo e dinheiro:

reforma de banheiro

Definir o objetivo da reforma do banheiro

É essencial ter previamente definidas e alinhadas as expectativas da reforma para garantir que não haja gastos extras e retrabalho.

Seja por necessidade, seja apenas para atualizar o design, tudo deve ser feito da melhor e mais objetiva forma possível. Se a intenção é otimizar o espaço, tenha sempre em mãos a trena e anote as medidas exatas, para que nada saia do planejado e se torne uma dor de cabeça.

Estabelecer um projeto para a reforma de banheiro

É muito difícil fazer bolo sem receita. Com a reforma de um banheiro não é diferente: para reduzir a chance de erros, é necessário seguir um projeto estabelecido e acordado entre o proprietário e um profissional que entenda do assunto.

Como dissemos anteriormente, definir um projeto influencia diretamente no tempo e recursos gastos durante a obra. Não somente isso, o banheiro exige uma atenção redobrada na escolha dos materiais pois, por ser um ambiente com bastante umidade, é interessante que os móveis e assessórios sejam impermeáveis e inoxidáveis.

Além disso, é primordial que o projeto seja executado visando a total segurança de quem irá utilizar o banheiro. Isso inclui idosos e pessoas com deficiência ou com baixa locomoção.

Escolher um profissional

Para garantir um projeto assertivo, é fundamental e indispensável um profissional adequado para a função – sendo ele geralmente um arquiteto.

Então busque por indicações e opte por um arquiteto com experiência. Visto que, além de planejar o andamento da reforma, esse profissional te auxiliará na escolha dos melhores materiais de acordo com o seu orçamento e necessidade.

Quanto tempo dura a reforma de um banheiro?

O tempo irá variar de acordo com cada projeto e nível de dificuldade da obra. Porém, podemos antecipar que alguns dos fatores responsáveis pela agilidade da sua reforma no banheiro são:

  • a ação dos profissionais ou da equipe contratada;
  • o orçamento investido;
  • a disponibilidade e entrega de materiais;
  • a quantidade de mudanças necessárias no ambiente.

Saiba também que até o clima pode impactar na entrega da obra ao interferir no desempenho de alguns materiais. Sendo assim, antes da reformar o seu banheiro é importante consultar todos esses aspectos previamente.

Quanto custa uma reforma no banheiro?

A reforma de um banheiro envolve um investimento e tanto, mas vale muito a pena! Os custos irão variar de acordo com os materiais utilizados e a mão de obra. Porém, ao contrário do clima que possui somente a previsibilidade, em uma reforma de banheiro é possível saber com precisão os custos – até mesmo quando falamos de imprevistos.

Isso pode ser feito através da análise prévia do mercado, com pesquisas em lojas e depósitos de construção. Não somente isso, contratar o profissional certo é fundamental para garantir o bom andamento da obra. Para, assim, reduzir o desperdício de materiais e economizar com trocas e escolhas inteligentes.

Dentre os principais itens presentes na reforma de um banheiro os que apresentam maiores variações de preços são:

  • pisos e revestimentos (porcelanato e cerâmica);
  • louças sanitárias, cubas e lavatórios;
  • nichos, armários e prateleiras;
  • duchas e chuveiros;
  • encanamento e torneiras;
  • box para banheiro.
reforma de banheiro

Quais materiais mais indicados para a reforma de banheiro?

Quem reforma quer qualidade. Logo, a escolha correta dos materiais e acabamentos é crucial para que o resultado atenda e até supere as expectativas.

Sem contar que optando por bons materiais, ganha-se em conforto, segurança e na certeza do melhor. Entre os principais, destacam-se espelhos e box de vidro – peças fundamentais na reforma do banheiro.

Durante a escolha desses acabamentos é importante se preocupar com a qualidade e segurança, ambos encontrados na marca Blindex. O box de vidro Blindex pode ser frontal, de canto ou sobre a banheira, e propicia um banheiro mais higiênico, confortável e seguro. Além de, é claro, compor muito bem o visual do ambiente.

Mas como todas as fases da obra, tais acabamentos exigem um projeto e uma análise prévia.

Soluções em Blindex, do projeto até a instalação, são encontradas na VAB Esquadrias e Vidros. Solicite agora mesmo o seu orçamento com a melhor empresa do mercado e receba o contato de um dos nossos fornecedores: