Dicas para economizar energia

Dicas para economizar energia
1 mês atrás

Como economizar energia? Essa, sem dúvida alguma, é uma pergunta feita por muitas pessoas, afinal o preço subiu devido à escassez de água nos reservatórios, motivada pela ausência de chuvas.

Diante dessa situação, os consumidores pararam para pensar o que fazer para economizar energia. Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas com as dicas para economizar energia você vai perceber que dá para contribuir com o meio ambiente e, principalmente, com o seu bolso.

Por isso, confira abaixo algumas formas simples de como economizar energia elétrica.

Luz natural deve ser aproveitada

Sem dúvida nenhuma, o sol é uma fonte de energia natural e renovável que deve ser melhor aproveitada por todas as pessoas. Por isso, toda a luz natural precisa ser aproveitada de forma efetiva durante o dia, pois essa é uma maneira inteligente e eficiente de economizar.

O aproveitamento da luz natural faz com que os ambientes fiquem melhor iluminados sem que seja preciso recorrer às luzes artificiais. Além disso, se bem aproveitada, a luz do sol ainda faz com que as pessoas tenham mais conforto visual e bem-estar.

Para isso, uma das dicas para economizar energia é tirar os móveis que impedem a entrada da luz natural nos ambientes e a aposta em paredes pintadas em tonalidades mais claras é importante, porque elas têm o poder de refletir de forma eficiente a luz do sol.

O que fazer para economizar energia mesmo usando os aparelhos eletrônicos?

Para muitos, pode parecer um mito, mas como economizar energia elétrica também passa pela retirada dos aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

Além disso, é importante ainda retirar da tomada o carregador do celular ou de outro aparelho quando não está mais carregando. Essa medida, ainda que simples, é uma forma eficiente de economizar energia elétrica.

Ainda pensando nos aparelhos eletrônicos, é muito comum as pessoas dormirem em frente à tv e ela fica ligada por muito tempo. Quem está em busca de dicas para economizar energia precisa passar a usar a função “timer” ou “sleep” que ela possui, pois com esse recurso ativado, ela vai desligar sozinha.

A geladeira também é um eletrodoméstico que consome energia, por isso é fundamental que ela seja usada de forma eficiente. Antigamente, era comum as pessoas usarem a parte de trás dela ou do freezer para secar roupas e panos. Contudo, essa ação deve ser evitada a todo custo.

É preciso ainda ficar atento ao estado que a borracha de vedação apresenta, evitar ao máximo abrir a porta da geladeira e ela deve ficar em um local em que o ar circula de forma eficiente.

Outro ponto no que diz respeito à geladeira é a manutenção de limpeza, pois isso também tem influência no funcionamento. Caso a pessoa for se ausentar, o indicado é deixá-la vazia.

Todas essas medidas que dizem respeito à geladeira são muito importantes, porque ela consome em média 30% de toda a energia elétrica que é gasta em uma casa.

Prefira os banhos frios ou banhos quentes fora do horário de pico

Sim, quem busca saber o que fazer para economizar energia deve entender que os banhos quentes podem ser classificados como vilões, porque eles gastam em torno de 20% da energia elétrica consumida na casa. Se somarmos o gasto com a geladeira, o consumo será de 50%.

Então, é fundamental preferir o banho em temperatura ambiente. Além disso, a orientação é que o chuveiro seja fechado no momento em que a pessoa está se ensaboando, pois isso também diminui o gasto.

Se a preferência for pelos banhos frios, a dica é evitar o horário compreendido entre às 18h e às 21h, pois é nesse horário que a maioria das pessoas está chegando em casa após o trabalho.Com essas dicas para economizar energia, esperamos te ajudar a ter uma redução nos gastos e, ainda, contribuir de forma eficiente com o meio ambiente e continue acompanhando o nosso blog, pois temos informações importantes que podem contribuir com a sua casa.