Esquadrias: PVC X Alumínio

Esquadrias: PVC X Alumínio
2 meses atrás

Quem está construindo ou reformando sabe que em determinado momento será preciso escolher as esquadrias que irão compor o projeto. 

Isso porque, são elas as responsáveis por promover o fechamento dos vãos que ficam após as janelas, venezianas e portas serem instaladas.

O uso das esquadrias é fundamental em uma obra, pois são elas que farão com que o imóvel fique protegido seja da entrada da luz solar, da água ou mesmo de intrusos. Por isso, é mais do que necessário entender as diferenças entre as esquadrias de alumínio e as esquadrias de pvc.

Para te auxiliar na hora de decidir entre as esquadrias pvc e as esquadrias de alumínio, abaixo traremos um comparativo que aponta as principais características entre esses dois materiais que são muito usados. Então, confira!

Esquadrias: de pvc ou de alumínio?

A construção ou reforma de um imóvel exige do dono da obra tenha conhecimento a respeito dos materiais usados, pois ninguém deseja ter que ficar cortando, quebrando ou ajustando, não é mesmo? Sendo assim, é importante entender as características das esquadrias a fim de escolher o melhor.

Durabilidade das esquadrias

Quando pensamos em durabilidade, as esquadrias de pvc e as esquadrias de alumínio chegam a durar até 30 anos. Isso acontece, porque elas apresentam resistência à corrosão, mas quem estiver executando uma obra em cidades litorâneas, a orientação é fazer uso da esquadria PVC, porque ela tem maior durabilidade diante da ação da maresia.

Esquadrias são resistentes?

Essa é uma pergunta muito comum quando as pessoas chegam na etapa de escolher as esquadrias, ter acesso a essa informação é mais do que necessário, pois elas são usadas para proteger a residência das intempéries e da ação de bandidos. 

Tanto a esquadria PVC quanto a esquadria de alumínio são reforçadas. A esquadria de PVC é fabricada com reforços provenientes do aço galvanizado, já as esquadrias de alumínio contam com ligas metálicas que também tem a função de dar à peça o devido reforço.

Isolamento térmico e isolamento acústico

Em uma comparação entre as esquadrias, a esquadria de PVC oferece um isolamento térmico melhor em comparação a esquadria de alumínio, pois o material apresenta condução baixa de frio ou de calor, assim a temperatura do ambiente é mantida mais facilmente gerando maior conforto para as pessoas que fazem uso do ambiente.

Sendo assim, quem faz uso das esquadrias de PVC não precisarão de ar-condicionado com tanta frequência e isso fica ainda melhor se as janelas tiverem vidro duplo, o que já não acontece com a esquadria de alumínio.

A esquadria de PVC ainda oferece um melhor isolamento acústico em comparação com o alumínio, porque o material não conduz o som, diferentemente do alumínio que por ser formado por diferentes partes, permite que a poeira, o som e o ar passem de forma mais tranquila.

Como limpar as esquadrias de alumínio?

Quem está em dúvida entre as esquadrias, certamente deseja saber como limpar as esquadrias de alumínio e as esquadrias de pvc.

As esquadrias de alumínio vão exigir uma manutenção mais constante, pois a ausência dela pode fazer com que o material venha a descascar conforme o tempo passa. 

A limpeza é simples, pois será necessário fazer uso apenas de sabão líquido neutro mais água e uma esponja macia. Caso prefira, é possível ainda fazer uma solução caseira que mistura álcool, vinagre e detergente.

Se a preferência for pelas esquadrias de pvc, a limpeza deve ser feita com um pano macio que foi umedecido em sabão neutro diluído ou em sabão.

Com esse comparativo, esperamos ter te ajudado a entender as diferenças entre os materiais que podem ser usados na fabricação das esquadrias e se estiver precisando de um fornecedor de esquadrias de alumínio, entre em contato conosco e solicite um orçamento!