O que é INCC, porque ele é cobrado e como calcular!

O que é INCC, porque ele é cobrado e como calcular!
2 anos atrás

Você está em busca de informações sobre como comprar um imóvel na planta e de repente se pergunta: o que é INCC? 

Assim como em outras categorias, a construção civil também trabalha com a incidência de juros, taxas e impostos, e o INCC é só mais um deles.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Keila Mara Guedes
Keila Mara Guedes
06/11/2023
Excelente, com prazo de entrega e serviços funcionários muito educados e prestativos, Wesley e Adão.
Thiago César
Thiago César
25/10/2023
Atendimento, serviços e prazo. Tudo Excelente. Super indico.
Angelo Orechio
Angelo Orechio
16/10/2023
Qualidade dos produtos aprovada. Pessoal super educados
Marcos Cunha
Marcos Cunha
04/10/2023
Excelente empresa...entrega até antes do combinado....preço que cabe no bolso. Recomendo para quem deseja pontualidade e acabamento fino. Mais um serviço muito bem feito em 2023, instalação de uma porta para a cozinha de alto padrão. Parabéns a todos os profissionais dessa conceiruada em empresa VAB.
Andressa Morais
Andressa Morais
29/09/2023
Serviço de excelente qualidade e dentro do prazo! Super recomendo!!!
Luana Macedo
Luana Macedo
11/09/2023
Fui bem atendida e a entrega suuuper rápida, bem antes da data prevista. Recomendo!
Vânia Teixeira Mota
Vânia Teixeira Mota
08/08/2023
Excelente serviço prestado, pontualidade e comprometimento!
ANA JULI
ANA JULI
19/06/2023
Serviços de primeira qualidade. Atendimento impecável
Clayton Xavier
Clayton Xavier
17/05/2023
Comprometidos, com atendimento de excelência e produtos de ótima qualidade. Recomendo. Tive uma ótima experiência em minhas obras.

Conhecer o Índice Nacional de Custo de Construção é fundamental, pois é ele que vai mostrar se os insumos utilizados nas construções que são financiadas sofrerão algum tipo de aumento.

INCC o que é?

Quem está pensando em adquirir um imóvel que ainda está em fase de construção deve prestar muita atenção, pois as parcelas aumentam de acordo com os dados obtidos pelo índice enquanto estão em execução.

Por isso, antes mesmo de fechar a compra, entender o INCC o que é faz-se necessário, pois somente assim a pessoa conseguirá se planejar para arcar com a dívida.

Infelizmente, isso ficou ainda pior no momento pandêmico em que o mundo atravessou, porque a inflação no Brasil vive em alta. 

Diante disso, resta às construtoras repassarem aos clientes a elevação dos preços dos materiais que estão sendo usados na obra.

Assim, o INCC é uma taxa que é aplicada a prestação, fazendo com que a parcela fique mais cara e o responsável pela obra não tenha que pagar sozinho os preços mais altos.

Tornando esse entendimento mais simples, o que queremos dizer é que por meio da taxa INCC, a pessoa que comprou o imóvel acaba financiando a construção dele.

INCC influência na parcela que é cobrada todo mês?

Ao adquirir um imóvel na planta por meio do recurso do financiamento, isso quer dizer que além de comprar, a pessoa ainda está financiando a execução da obra. 

Enquanto a obra está sendo realizada, os custos de materiais sofrem variação, e por meio do INCC, é que o saldo que a pessoa deve, vai sendo reajustado. 

Se você for construir a sua casa antes de começar, um orçamento prévio seria estabelecido.

No entanto, para que a obra chegue ao fim, a pessoa precisará colocar mais dinheiro, porque todos os itens podem sofrer reajuste.

A lógica funciona da mesma maneira com o imóvel na planta. O seu saldo devedor vai sendo reajustado enquanto o empreendimento está em fase de construção.

É importante deixar claro que a taxa INCC não pode ser cobrada como juros e nem o índice aplicado pode ser dele, pois a função do índice construção civil consiste apenas em promover o ajuste do valor que resta para ser pago, de acordo com os custos que estão variando para que a construção seja concluída.

Como calcular o INCC?

o que é INCC

Se você tem interesse em comprar um apartamento na planta ou já comprou e não sabia ainda o que era a taxa, mas deseja entender como calcular o INCC, confira abaixo como fazer a conta.

Para saber quanto será o acréscimo na prestação, é necessário aplicar a taxa INCC no saldo que ainda deverá ser pago. 

Se o financiamento foi no valor de R$100 mil, por exemplo, a primeira parcela será paga em dezembro, e você está em novembro, o índice a ser aplicado nela será o referente a outubro.

Feito isso, a pessoa deve fazer a conta de qual é o saldo devedor corrigido que ela possui em dezembro e fazer a multiplicação pela taxa referente a outubro. Finalizada a conta, é hora de somar com o número obtido como saldo devedor. 

Sendo assim, o montante de R$100 mil é o seu saldo devedor atual, a pessoa deverá multiplicar pelo índice de outubro e somar os 100 mil. O resultado da conta indicará o saldo devedor corrigido. 

Com essa informação, o dono do imóvel deve dividir pelo número de parcelas que ainda faltam ser pagas e esse será o valor que a pessoa precisará desembolsar em dezembro.

Todos os meses essa conta precisará ser feita, pois a coleta dos dados usados para o cálculo do índice INCC acontece sempre a partir do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês que está em vigor. 

Para finalizar, queremos te dizer que o INCC só pode ser cobrado enquanto o imóvel ainda não foi entregue.

E você, gostou desse conteúdo? Se sim, então assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos atualizados!