Quanto custa um projeto de arquitetura? Veja porque contratar e quais benefícios!

Quanto custa um projeto de arquitetura? Veja porque contratar e quais benefícios!
3 meses atrás

É inegável que, assim como ocorre em outras áreas, contar com o auxílio de um profissional no desenvolvimento de um projeto de arquitetura faz toda a diferença para atingir os objetivos pretendidos.

Principalmente quando nos referimos a construção ou reforma de um espaço! Tal ação deve ser encarada como uma das prioridades, visto que o arquiteto será o responsável por, dentre outras coisas, dar o suporte técnico necessário para a obra.

Pensando nisso, você sabe quanto pode custar um projeto de arquitetura e quais as variáveis podem influenciar no preço final desse tipo de serviço?

Neste post vamos esclarecer pontos importantes a respeito deste tema, além de mostrar os principais benefícios e razões pelas quais merecem ser contratados. Confira!

O que faz um arquiteto?

Um arquiteto, em sua atividade profissional cotidiana, se responsabiliza por diversas demandas como:

  • elaboração de espaços e estruturas;
  • planejamento de construções e reformas em edificações;
  • acompanhamento direto em todas as etapas do projeto arquitetônico desenvolvido junto a seu cliente.

Ele também possui como atribuição a mentoria de diversas especificidades das estruturas de uma obra. Como é o caso das partes hidráulica, elétrica e acústica, assim como iluminação e materiais a serem utilizados.

Vale a pena contratar um arquiteto?

Embora pareça ser um custo mais elevado no valor final do projeto, contratar um arquiteto vale a pena porque garante segurança à obra como um todo.

Além disso, contar com o auxílio de um profissional pode até mesmo proporcionar economia, já que ele saberá a quantidade de material necessária e como tudo deve ser feito. Evitando, dessa forma, possíveis desperdícios e retrabalho.

Portanto, independentemente da complexidade da obra, ter a presença de um arquiteto promove credibilidade tanto em relação à exatidão do estudo do projeto quanto à assertividade das expectativas no resultado final.

Outros benefícios de contratar um arquiteto são:

  • apoio e orientação especializados na condução da obra, que serão decisivos no tempo gasto para a conclusão de cada etapa do processo;
  • Indicação de materiais, bem como de profissionais capacitados para as demais atividades relacionadas à execução do projeto, seja ele uma obra de construção ou reforma;
  • Elaboração de um plano de gastos para evitar alguns custos inesperados que, além de materiais, podem incluir mão de obra e demais serviços especializados.

Quando contratar um projeto de arquitetura?

Possuir um projeto de arquitetura bem definido por um profissional especializado está, obviamente, diretamente relacionado aos objetivos do cliente.

A necessidade de contratar um projeto de arquitetura se faz quando ocorre o desejo de realizar uma intervenção de um espaço, seja para construir, seja para reformar.

Para alcançar o objetivo pretendido, é o projeto de arquitetura que vai, por incumbência, detalhar e planejar de maneira eficiente e eficaz a condução deste processo.

Quanto custa um projeto de arquitetura?

O custo final de um projeto de arquitetura leva em consideração uma série de fatores. 

Aliás, são esses fatores que influenciam diretamente o preço a ser cobrado por tal serviço. Neste sentido, podemos tomar como referência pontos importantes como:

Grandeza e complexidade

Uma das questões que mais incidem sobre o preço do projeto arquitetônico de uma construção ou reforma se dá, justamente, pelo seu tamanho.

A partir disso, podemos dizer que existe uma relação direta com a complexidade particular de cada projeto em específico, sendo que, quanto mais ampla forem as suas necessidades, maior também serão os gastos a serem destinados para a sua conclusão.

Personalização e customização

Quem não gostaria de ver sua obra sendo desenvolvida e concluída de acordo com o que sempre sonhou, não é mesmo?!

Pois bem, para se chegar a este objetivo também devem ser consideradas a questão dos custos e do orçamento disponível. 

Uma vez que devem ser incluídos tanto os materiais a serem usados quanto os esforços do profissional para o desenvolvimento do projeto específico.

Qualidade dos materiais usados

O fato de se escolher o profissional adequado para a realização de seu projeto de arquitetura deve estar diretamente associado à aquisição de materiais de qualidade e procedência certificadas.

Logo, evita-se problemas inesperados como acidentes, ou a necessidade de novas intervenções no local em um curto período de tempo.

Sendo assim, por mais que se pareça um custo mais elevado, realizar um investimento certeiro na compra de bons materiais é uma atitude fortemente recomendada!

Experiência profissional

Aqui, gostaríamos de enaltecer a importância da valorização dos profissionais de arquitetura em si que, por seus méritos, possuem autoridade e capacidade técnica para executarem seus trabalhos.

Desta forma, os profissionais que já atuam neste segmento a um tempo considerável conseguem agregar maior valor ao serviço prestado.

É que com a experiência profissional, eles são capazes de desenvolver técnicas e demais ações com melhor precisão.

Portanto, na hora de contratar um projeto de arquitetura, busque um profissional com boas referências!

Quais as vantagens de um projeto de arquitetura?

Como já dissemos neste post, existem alguns benefícios em contar com o suporte de um arquiteto para elaborar um projeto de arquitetura bem estruturado.

Entretanto, podemos destacar as seguintes vantagens que pontuam a importância de um projeto de arquitetura para qualquer obra:

  • prevenção de acidentes ou demais intercorrências;
  • maior comodidade dos espaços;
  • acessibilidade e usabilidade dos ambientes.

Tendo o conhecimento de todos esses pontos importantes que envolvem um projeto de arquitetura, fica difícil errar! Aqui na VAB Esqaudrias e Vidros, antiga Vidraçaria Água Branca, contamos com excelentes profissionais experientes do mercado, assim como produtos com qualidade certificada.

Tudo para garantir o melhor para a sua obra ou reforma!

Portanto, se você possui interesse em construir ou reformar, preencha o formulário abaixo para receber propostas e ver projetos de arquitetos que possam, de fato, ir ao encontro de suas necessidades e realidade!