Por que você precisa de uma solução termo-acústica?

Por que você precisa de uma solução termo-acústica?
2 meses atrás

A solução termoacústica extrai o que há de melhor da construção civil para o seu lar, considerando os diversos benefícios para a sua saúde!

Antes de tudo, devemos pensar em solução termo-acústica como um auxílio à integridade do nosso sono e bem-estar. Isso porque, atualmente, é comum nos deparamos com o barulho ao redor.

Levando em consideração os ruídos do trânsito, aviões, helicópteros, casas noturnas, motos e até mesmo bares abertos na madrugada da cidade grande, é quase inviável manter o silêncio reinando nos lares.

Além disso, em locais como cidades interioranas também alguns barulhos indesejáveis como o cachorro do vizinho, gatos no telhado e assim por diante.

Por isso, contar com a esquadria termo-acústica é extremamente essencial e oportuno para quem deseja descansar na tranquilidade do silêncio e até mesmo para as pessoas que trabalham em home office.

Vale ressaltar que você também não terá dificuldades com calor. Afinal, a esquadria também conta com o recurso térmico, onde você terá mais concentração em um ambiente confortável. Para entender mais sobre tudo que esses itens podem proporcionar, continue a leitura deste conteúdo! 

Como funciona o revestimento termo-acústico?

É possível aplicar solução termo-acústica de diversas formas. Afinal, ela serve para quase toda categoria de construção. Seja para edificações, projetos de arquitetura empresarial, construções ou reformas residenciais, entre outros.

De todo modo, o fato é que se trata de um conjunto de habilidades e de aparatos desenvolvidos com o objetivo de suprimir, refletir e difundir o absorvimento de ondas sonoras. Ou seja, com ele a irradiação de ruídos de um espaço para outro é, consideravelmente, diminuído. 

Dessa forma, ele pode ser usado em ambas as partes de disseminação de som em uma estrutura específica, na entrada e na saída. Assim, podemos chegar à conclusão sobre o que é isolamento termo-acústico. Afinal, trata-se da utilização de materiais isolantes em um determinado lugar da superfície.

Inclusive, é possível aplicar em estruturas já construídas, eliminando a necessidade de reconstruir ou reformar. Além disso, é um ótimo recurso para os projetos que não são muito vantajosos ou não há pretensão de mudar permanentemente.

Isso porque são itens que podem ser desinstalados a qualquer momento. Um bom exemplo são para casas de aluguel, onde o inquilino preza pelo silêncio, morando em um local muito movimentado.

Atualmente, existem diversos objetos que contam com o revestimento termo-acústico, onde são combinadas várias estratégias para melhorar ainda mais a eficácia do produto. Assim como portas e janelas termo-acústicas.

Como as esquadrias ajudam no isolamento?

De forma geral, as esquadrias servem para fechar um determinado cômodo. Ou seja, tratam-se de estruturas usadas em portas e janelas que podem ser de formatos e materiais diferentes. 

Respondendo a questão de como as esquadrias ajudam no isolamento, basta pensar que, sempre no momento de construção ou reforma de uma obra, escolher corretamente o material traz um excelente resultado para o projeto, neste caso, a solução termo-acústica.

A esquadria PVC, por exemplo, consegue fixar melhor que as demais, além disso, é termicamente optimizada. Desse modo, ela proporciona a solução termo-acústica do imóvel. Ou seja, reduz o ruído e evita que entre umidade e chuva nos espaços.

Além disso, podemos identificar também uma melhoria na estética. Afinal, esse material desenvolve a possibilidade de atuação em vãos maiores. Uma vez que, nas áreas subdivididas, as colunas não suportam maiores cômodos.

A importância da confortabilidade termo-acústica nas edificações

É possível citar vários aspectos sobre a importância do conforto termo-acústico nas edificações. Um dos principais se resume a saúde e bem-estar das pessoas, visto que o indivíduo em um ambiente com muito barulho não consegue se concentrar nas atividades diárias. Por consequência, ele acaba ficando mais estressado.

É cientificamente comprovado que a poluição sonora promove o nível de hormônios como o cortisol e adrenalina, gerando assim, um desequilíbrio corporal. 

A partir disso, são desenvolvidas as doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e pressão alta. Além disso, as pessoas que trabalham em home office e ficam suscetíveis a ruídos por muito tempo, não conseguem desenvolver suas produções diárias. 

Por exemplo, quando uma empresa investe em uma porta termo-acústica para uma determinada área da edificação, ela consegue melhores resultados tanto com os clientes quanto os funcionários que atuam naquele local. Isso porque evita o estresse de ambas as partes.

Do mesmo modo, o uso de esquadrias de uma janela termo-acústica também proporciona bem-estar às pessoas que passam maior parte do seu tempo naquele vão. Afinal, além da redução de sons, é possível usufruir de um conforto térmico. 

Benefícios do acabamento termo-acústico

Agora que você já entendeu o conceito da solução termo-acústica, vamos falar sobre as vantagens de utilizar um acabamento termo-acústico. 

Seu bem-estar garantido

Ao utilizar esse tipo de acabamento, você consegue manter uma ambientação sonora mais apropriada para seu lar. Vale ressaltar que isso se aplica tanto para os barulhos externos quanto internos.

Por exemplo, você não irá se preocupar com a intimidade de sua família sendo “ouvida” por seus vizinhos mais próximos. Do mesmo modo, sua casa terá mais tranquilidade, longe de sons de buzinas, entre outros.

Maior ventilação em cômodos quentes

É importante ressaltar que quando utilizamos o acabamento termo-acústico, as vantagens não se restringem apenas a regiões frias.

Isso porque, além de gerar mais conforto na questão da entrada de umidade, como é o caso do PVC, alguns materiais também sustentam a ideia de isolantes térmicos, deixando o ambiente mais fresco.

Por exemplo, aproveitando um imóvel que possua uma ventilação agradável ao posicionamento em relação ao sol, com a utilização desses materiais, você consegue uma climatização equilibrada.

Mais economia e retorno do investimento

Coberturas com vidro termo-acústico dispensam o consumo de energia elétrica durante o dia, considerando a iluminação que eles proporcionam.

Além disso, esse material conta com maior durabilidade, podendo durar até mesmo o tempo de existência da construção. Ou seja, ao utilizar um acabamento termo-acústico todo dinheiro que você investiu será recompensado. 

Conclusão

Se você chegou até aqui, certamente já  tem informações suficientes sobre a solução termo-acústica, não é verdade? 
Contudo, se você tem dúvidas onde comprar o material, garantindo a qualidade do mesmo e economizando mais, faça um orçamento com a VAB Esquadrias e certifique-se de levar o melhor para seu lar!