Vale a pena morar em condomínio? Vantagens e Desvantagens

Vale a pena morar em condomínio? Vantagens e Desvantagens
2 meses atrás

Vale a pena morar em condomínio? Essa é uma pergunta comum na cabeça de pessoas que estão em dúvida sobre essa modalidade de moradia, pois viver em condomínio é bem diferente de morar em uma casa “independente”.

Por isso, a partir de agora, vamos mostrar se vale a pena morar em condomínio de casas fechadas ou não.

Ao final, temos a certeza de que você saberá tomar a melhor decisão.

Quais as vantagens e desvantagens de morar em condomínio fechado?

Antes de decidir se vale a pena morar em condomínio fechado, é importante saber quais são as vantagens e desvantagens. 

Vantagens de morar em condomínio

Se você está em busca de saber se vale a pena morar em condomínio, deve ter em mente que nos condomínios você poderá ter acesso a áreas de lazer, como por exemplo:

  • piscina;
  • academia;
  • jardim;
  • parque infantil;
  • salão de festas.

O melhor de tudo isso é que para usufruir de todos esses benefícios o custo acaba sendo dividido entre todos os moradores, assim dá pra ter todas essas vantagens sem precisar gastar muito. 

Bem diferente se você precisasse todo mês pagar uma academia, não é mesmo?

Outro ponto extremamente vantajoso para quem deseja entender se morar em condomínio vale a pena é a segurança.

Diferentemente de uma casa independente, o espaço conta com cercas elétricas, porteiros que em muitos casos trabalham 24 horas, sistema de monitoramento, ronda e entre outros.

Isso te permite chegar a qualquer hora do dia ou da noite na sua casa de maneira tranquila, sem ficar com medo de ter um indivíduo escondido na esquina, só esperando o portão abrir para invadir a sua casa.

Além disso, só vai ter acesso a parte interna do condomínio pessoas que foram devidamente identificadas na portaria.

Isso é mais um fator que traz segurança, porque todos os prestadores de serviço precisarão informar para onde vão, além de precisar da autorização dos moradores.

A privacidade é mais um fator que faz com que valha de fato a pena morar em condomínio, porque diferentemente de quem mora em bairros e vilas, a presença da portaria impede que pessoas fiquem batendo à sua porta pedindo doações.

Mais uma vantagem para quem deseja saber se vale a pena morar em condomínio de casas é o fato de a família aproveitar de momentos de paz e de tranquilidade, porque o fluxo na parte interna do local é baixo. 

Assim, todos conseguem dormir bem e relaxar após um dia exaustivo de trabalho.

Outro benefício é o fato de a pessoa ficar mais perto da natureza, porque os condomínios fechados costumam preservar algumas áreas, o que faz com que a pessoa consiga ao final do dia relaxar, respirar ar puro e ainda manter a saúde em dia.

Quem deseja viver em condomínio ainda vai ter por perto diversas opções de supermercados, farmácias, bancos, panificadoras, entre outros serviços. 

Assim, o dia a dia fica facilitado sem que seja necessário ao morador percorrer grandes distâncias para ter suas necessidades atendidas.

Por conta da criminalidade ter aumentado, os pais têm evitado deixar as crianças brincar na rua, como acontecia antigamente, mas em um condômino isso pode acontecer de forma tranquila e segura, porque todos se conhecem e o ambiente é fechado

Em muitos locais, até os pets são beneficiados com o famoso espaço pet, onde eles poderão correr e se divertir.

Desvantagens de viver em um condomínio

No tópico anterior, falamos sobre as vantagens de viver em condomínio. Agora, como tudo na vida, vamos apresentar as desvantagens.

A primeira vantagem de morar em condomínio listada foi o fato de o local contar com área de lazer, mas apesar disso, para que tais espaços sejam mantidos, todos devem contribuir, ou seja, precisam pagar uma taxa

Em alguns prédios é preciso pagar, além do montante destinado ao valor referente ao condomínio, pagar para usar o salão de festas.

Sem contar que é possível não conseguir fazer uso dele, caso a reserva não seja feita com antecedência e outro morador faça a locação do espaço. 

Assim como no caso das áreas de lazer, a segurança também é custeada com os valores provenientes da taxa condominial, então quem deseja viver em condomínio precisará estar disposto a pagar todo mês o montante.

De fato, quem deseja conhecer os motivos para decidir se vale a pena morar em condomínio de casas deve levar mais uma questão em consideração. 

No caso dos condomínios horizontais, as casas são praticamente “grudadas” umas nas outras e isso pode fazer com que a tão sonhada privacidade acabe se perdendo.

Contudo, a pessoa não precisa se preocupar também, porque tudo é baseado em limites e regras que são estabelecidas no regime interno que foi devidamente votado em uma assembleia e aprovado pela maioria dos participantes.

Outra desvantagem é que caso alguma mudança precise ser feita, como por exemplo a reforma de um espaço, a pintura das áreas comuns e entre outros, isso vai exigir que a decisão só seja tomada por todos

A partir do momento em que for realizada uma reunião para que todos os moradores (ou a maioria deles) discuta e decida, é que as reformas são autorizadas, porque o que está em jogo é sempre o bem da maioria.

Como é morar em condomínio fechado?

Morar em um condomínio fechado significa que a gestão do espaço está a cargo do síndico.

Ele precisará gerir os profissionais que atuam e cuidar da conservação dos bens que são comuns a todos os moradores e locatários. 

O síndico pode ser tanto terceirizado como um morador.

É fato que morar em condomínio pode ser bom para você e sua família, mas é preciso entender que essa decisão não é fácil de ser tomada.

Em muitos casos, existem inúmeras situações que devem ser previamente consideradas.

Contudo, se você ainda tem dúvida se vale a pena morar em condomínio, a dica é: visite um condomínio fechado.

Vá até lá e converse com pessoas que moram há bastante tempo no local. 

Além disso, lembre-se de fazer as contas, porque todo mês será preciso arcar com a taxa de condomínio. 

Gostou deste conteúdo? Então assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos atualizados!