Vidro Temperado: tudo o que você precisa saber!

Vidro Temperado: tudo o que você precisa saber!
5 anos atrás

Se você está construindo ou pensando em reformar janelas, portas ou guarda-corpo de escada, em casa ou em um edifício comercial, certamente vai buscar mais informações sobre o vidro temperado.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Angelo Orechio
Angelo Orechio
16/10/2023
Qualidade dos produtos aprovada. Pessoal super educados
Marcos Cunha
Marcos Cunha
04/10/2023
Excelente empresa...entrega até antes do combinado....preço que cabe no bolso. Recomendo para quem deseja pontualidade e acabamento fino. Mais um serviço muito bem feito em 2023, instalação de uma porta para a cozinha de alto padrão. Parabéns a todos os profissionais dessa conceiruada em empresa VAB.
Andressa Morais
Andressa Morais
29/09/2023
Serviço de excelente qualidade e dentro do prazo! Super recomendo!!!
Luana Macedo
Luana Macedo
11/09/2023
Fui bem atendida e a entrega suuuper rápida, bem antes da data prevista. Recomendo!
Vânia Teixeira Mota
Vânia Teixeira Mota
08/08/2023
Excelente serviço prestado, pontualidade e comprometimento!
ANA JULI
ANA JULI
19/06/2023
Serviços de primeira qualidade. Atendimento impecável
Clayton Xavier
Clayton Xavier
17/05/2023
Comprometidos, com atendimento de excelência e produtos de ótima qualidade. Recomendo. Tive uma ótima experiência em minhas obras.

E não é para menos! O vidro temperado é um dos mais procurados devido à alta resistência e durabilidade. Reunimos algumas informações cruciais para você descobrir o verdadeiro ‘tempero’ do vidro temperado, confira!

Saiba o que é vidro temperado

Existem várias versões para justificar o nome “temperado”, e elas não têm nada a ver com tempero. Alguns acreditam que o nome vidro temperado faz analogia ao aço temperado, tamanha é a sua força.

Outras fontes alegam que seu nome deriva do processo produtivo denominado “têmpera”, ao qual é submetido – você aprenderá adiante que o material é aquecido e resfriado rapidamente.

A verdade é que o vidro temperado é definido pelo tratamento que recebe (calor ou produtos químicos) para aumentar sua resistência. Ele pode ser até cinco vezes mais forte que o vidro comum, o que o faz ser muito requisitado, pela durabilidade e, obviamente, por atribuir maior segurança onde é utilizado.

Devido às inúmeras vantagens, além da segurança e versatilidade do uso, o vidro temperado se tornou bastante popular em muitos tipos de projetos, sejam eles residenciais ou comerciais.

Por que usar vidro temperado?

Sem dúvida alguma, o benefício mais importante do vidro temperado é a credibilidade. Isso porque ele reduz o risco de ferimentos devido à sua natureza de quebrar em pedaços pequenos e circulares, em vez de estilhaços afiados e irregulares, como ocorre com outros tipos de vidro.

Outro benefício é a facilidade de limpeza. Essa praticidade se estende também para o caso de quebra, já que você pode limpar apenas varrendo, por exemplo, já que não é preciso retirar seus pedaços cuidadosamente. Também pode aspirar para uma limpeza completa, pois seus fragmentos não oferecem maior perigo.

O vidro temperado mantém as características que destacam o vidro comum, tais como a transparência, a coloração variada, a formação de uma barreira segura, a resistência aos materiais químicos e a longevidade. Confira mais vantagens:

  • Excelente qualidade;
  • Atribui requinte e sofisticação aos ambientes;
  • Deixa as fachadas mais modernas;
    Resistente a impactos;
  • Resiste a altas temperaturas;
  • É mais rígido;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Ideal para áreas muito frequentadas, já que o risco de lesões é bem menor;
  • Limpeza muito prática, já que as peças são inteiras, sem esquadrias ou ferro, por exemplo;
  • Instalação prática e rápida;
  • Aplicação muito versátil.

Confira onde usar o vidro temperado

Você deve estar se perguntando, onde o vidro temperado é normalmente usado? Devido às suas vantagens de segurança e resistência ao calor (resultantes do processo de fabricação), o vidro temperado é usado nas janelas laterais e traseiras de veículos, película para celular, película de vidros, microondas, forno, máquina de café, tela de computador, entre outros.

Já na construção, as aplicações mais comuns podem ser em portas, janelas, vitrines, guarda-corpo de escadaria, box, muro e cortina de vidro, etc.

Fabricação do vidro temperado

A diferenciação do vidro temperado para o comum está no processo térmico que recebe. Para você ter uma ideia, o vidro comum pode se partir em milhares de cacos, enquanto o vidro temperado se rompe em pedaços pequenos e, relativamente, inofensivos.

Para aumentar sua resistência, primeiramente, os vidros são cortados no tamanho desejado e suas arestas são polidas com materiais abrasivos, como a areia, por exemplo.

Em seguida, suas imperfeições são examinadas para descartar qualquer tipo de detrito, pedra, arranhão, bolha ou outros defeitos que podem fragiliza-lo durante o processo de fabricação.

Após a inspeção, é iniciado o tratamento térmico, onde o vidro é levado ao forno aquecido em quase 700ºC, e resfriado com ar frio pressurizado por alguns segundos. Essa alta pressão esfria a superfície do vidro muito mais rápido que no centro.

Dessa forma, seu interior permanece em tensão e, quando esfria, tende a se afastar provocando a compressão das extremidades, que é o que reforça sua rigidez. Depois de pronto, será capaz de aguentar variação de temperatura até 200ºC.

Para exemplificar: um vidro comum está em tensão, assim como o interior do vidro temperado. Por isso, ele se quebra muito mais facilmente do que uma vidraça que possui superfície em compressão, como é o caso do temperado.

Descubra se o vidro temperado pode quebrar

O desenvolvimento do vidro temperado é um dos avanços arquitetônicos mais significativos da era moderna! Você acabou de entender como ele é confeccionado e como adquire tamanha resistência.

Porém, o vidro temperado não é indestrutível. Ele pode, sim, se quebrar, mas trata-se de uma quebra “com estilo” visto que toda a sua totalidade forma micro cacos, que oferecem menos riscos do que os estilhaços afiados de uma vidraça comum.

Ruptura espontânea: mito ou verdade?

É provável que você tenha ouvido falar sobre vidro temperado que se rompe “sozinho”, sem nenhuma causa ou explicação aparente: não houve queda, sobrepeso ou arremesso de objetos, e nem um esbarrão sequer.

Nesse caso, ocorre a quebra espontânea do vidro temperado que pode ser explicada por falhas durante seu processo de fabricação. Separamos alguns defeitos que podem deixar o vidro temperado mais frágil e propício à ruptura instantânea:

  • Danos na Fabricação – como a inclusão do sulfato de níquel na massa do vidro, por exemplo;
  • Espessura inadequada;
  • Falhas no pré-processamento – formação de trincas, cortes, lascas;
  • Irregularidade na têmpera – temperatura menor que 650ºC, por exemplo;
  • Incidentes no armazenamento e transporte;
  • Instalação imprecisa.

Como evitar a quebra espontânea?

Não há como identificar 100% de vidro temperado contaminado com sulfeto de níquel. No entanto, o processo de imersão de calor foi mostrado para eliminar até 95% das vidraças afetadas.

O teste de absorção de calor é, portanto, um processo decisivo para eliminar quaisquer painéis contaminados antes que eles cheguem ao local.

Onde comprar Vidro Temperado

Você acabou de conferir tudo o que você precisava saber sobre o vidro temperado. Se tem alguma dúvida sobre tamanho e instalação, entre em contato com a VAB Esquadrias e Vidros. Elaboramos um projeto de qualidade que enriquece qualquer ambiente.

Conte com a VAB Esquadrias e Vidros para confecção de portas de casa, escritório ou sauna; fechamento de área; varanda e sacada; box ou vitrine.

Temos profissionais qualificados também para a elaboração de esquadrias de alumínio, além de uma coleção completa de espelhos.

Ligue agora: (31) 3353 -1927 / (31) 99159-7628 

Ou solicite seu orçamento: vidracariaab@yahoo.com.br