O que é ACM? Conheça o material e suas vantagens

O que é ACM? Conheça o material e suas vantagens
9 meses atrás

Mesmo sem ser muito conhecido pelo nome, ainda sim é lembrado pelo acabamento em fachadas imponentes e bem elaboradas. Esse misterioso material possui diversas vantagens e pode ser aplicado em vários projetos. Você deve estar se perguntando “O que é acm?” e é isso que vamos responder neste artigo.

O que é o material ACM?

ACM ou Aluminum Composite Material refere-se a um a alumínio composto, que é ideal na construção de painéis eficientes e populares como coberturas, marquises, fachadas e até portas etc.

Vale lembrar que, para se ter um painel completo é necessário associar duas lâminas de alumínio com uma camada de polietileno.

Quais as vantagens do ACM?

Uma das vantagens de se utilizar o ACM como material de instalação de fachadas está na diversidade de cores que possui, texturas, formatos que agregam evidência.

Além disso, ele conta com uma grande resistência à corrosão e peso, possui condutividade térmica e maior durabilidade. Um ponto importante é que são totalmente incombustíveis e recicláveis.

Outra vantagem que o ACM trouxe foi a agilidade de montagem dentro do processo construtivo. Por exemplo, na parte de instalação das esquadrias e o revestimento das fachadas são feitas ao mesmo tempo, já que muitos fabricantes aplicam os painéis de alumínio nas esquadrias.

Quais as situações em que pode ser aplicado?

Para você poder entender melhor o que acm? É importante visualizar todas as vezes que viu uma fachada de banco, por exemplo, ou de shoppings bem feitas, sem corrosão do tempo, com cores e texturas diferenciadas. É isso que esse material promove.

Inclusiv,e ele não serve apenas como fachada para estabelecimentos comerciais ou financeiros, pode ser aplicado em diversas obras. O que podemos incluir como túneis, painéis publicitários, varandas, coberturas, portas etc.

O ACM se tornou o queridinho dos designers de interiores, por promover propostas mais atuais e coloridas para os locais, dando mais destaque aos projetos. Então podemos utilizar o ACM em:

  • Revestimentos de fachadas externas;
  • Portas;
  • Composição de fachadas;
  • Recobrimento de Colunas e Pórticos;
  • Isolante termoacústico e elemento decorativo;
  • Placas e totens de comunicação visual.

Também é importante lembrar que para que haja sucesso no projeto, a instalação do material deve ser com um profissional adequado e experiente no assunto.

Como fazer a manutenção do Material ACM?

Já com o ACM instalado corretamente, sua manutenção é bem simples. Basta utilizar água e detergente neutro pelo menos uma vez na semana e o manterá limpo e reluzente. Levando em consideração pó e substâncias próximas.


Não importa qual o tipo de fachada que pretende utilizar, o material ACM traz uma enorme diferença no empreendimento pela sua textura, suas nuances quentes e acabamento diferenciado.

Nós da Vidraçaria Água Branca trabalhamos com portas em ACM com qualidade garantida! Então, se você quer uma porta durável, de qualidade para sua casa, loja ou escritório, entre em contato conosco e faça o seu orçamento!