Box de banheiro: cuidados necessários para evitar acidentes

Box de banheiro: cuidados necessários para evitar acidentes
3 meses atrás

Geralmente instalado com chapa de vidro, o box de banheiro é apontado pela grande maioria dos acidentes domésticos. 

Apesar de o material ser seguro e resistente, exibe um certa fragilidade, principalmente perante a abalos mecânicos e choques térmicos. 

Erros no procedimento de produção do vidro podem ser um dos motivos de quebras espontâneas. 

Por causa desses riscos, o vidro indicado pela lei técnica de box de vidro para banheiro ABNT NBR 14.207, é temperado com uma resistência 5x maior que o comum. Continue a leitura e entenda mais sobre esse produto!

Por que é preferível vidro temperado em box de banheiro

Estimado como vidro de segurança, o vidro temperado é ideal para o box de banheiro porque em uma situação de rompimento, seus estilhaços se transformam em pedaços pequenos menos cortantes.

O vidro comum quebra em pedaços pontiagudos como alta probabilidade de corte, se tornando um risco enorme para idosos, crianças e deficientes. 

Vale ressaltar que o vidro é bastante resistente, porém, suas bordas são sensíveis. Desse modo, em caso de acidentes, ele pode ser fragmentado por inteiro e, em fração de segundos, ocorrer um pequeno abalo em suas bordas. Isso porque se trata de uma área mais sensível ao impacto mecânico. 

Como realizar a limpeza do box de banheiro? 

O melhor método de como limpar o box do banheiro é com sabão neutro e água, mas os produtos químicos transformam a superfície do material. Você pode usar vinagre e até mesmo bicarbonato de sódio para tirar a sujeira de um jeito mais intenso.

A higienização tem de ser feita sem esfregar. Além disso, conduza movimentos em círculos, utilizando um pano macio ou buchas suaves. A frequência indicada é semanal ou normalmente a cada 15 dias, conforme a regularidade em que se usa o box para banheiro de vidro.

A higienização em períodos curtos evita o aparecimento de manchas e sujeira mais persistentes, que necessitam de uma força maior para a remoção. Além disso, cresceria a possibilidade de danificar o sistema e provocar acidentes. 

Outra opção para que o box de banheiro fique amarelado e não precise de uma limpeza acentuada é realizar a cristalização dos vidros para produzir uma película protetora, o método preenche os poros do material evitando a manutenção de gordura, poeira e fungos.   

O material precisa ter manutenção frequente 

O mais indicado para garantir a segurança do box de banheiro, é realizar uma revisão a cada 12 meses para examinar as peças que ficam mais reclusas. Entretanto, vale lembrar ser possível ser danificado com a utilização de roldanas, guias de nylon, dobradiças e perfis de vedação.

Quando ocorrem problemas com as peças, elas produzem sobrecarga no vidro, aumentando a chance de ruptura. 

Se caso antes do período de validade, o sistema identificar travamentos saindo da guia, portas frouxas e rachaduras nos vidros, é preciso solicitar um profissional especializado para evitar a possibilidade de um acidente. 

Priorize a presença de um especialista para instalá-lo 

Além de ter o vidro adequado na instalação, também é necessário realizá-la corretamente e utilizar produtos de qualidade, como, por exemplo, materiais de vedação e ferragens.

O melhor vetor é a silicone de cor neutra. Ele é bastante importante e permite instalar drenos no lado interior dos perfis, possibilitando um melhor escoamento da água. Quanto às ferragens, elas são necessárias porque oferecem resistência à umidade para não enferrujar e provocar travas no sistema. 

É primordial o momento da instalação e na manutenção, seja usada a proteção nas bordas do vidro para evitar que o equipamento entre em contato com outros metais, vidro e a própria alvenaria.  

Além disso, os calços e alicerces na instalação de box de banheiro precisam ser produzidos com materiais que não absorvem água. Desta forma, não apodrecem com o passar do tempo e perdem seu funcionamento. 
Por fim, para realizar todo esse procedimento, priorize 100% a presença de um profissional qualificado, bem como todos os materiais utilizados. Lembrando que a qualidade é uma referência ao sucesso. Na Vab Esquadrias e Vidros você encontra os melhores modelos do mercado. Ah! O orçamento é gratuito! Não perca essa oportunidade.