Qual a diferença entre Blindex e Vidro Temperado?

Qual a diferença entre Blindex e Vidro Temperado?
1 mês atrás

Na hora de reformar uma casa, existem várias questões que precisam ser planejadas e avaliadas com antecedência, como a escolha dos materiais que serão usados na reforma e a qualidade dos mesmos.

Um dos principais materiais em obras e reformas são os vidros, que acabam sempre gerando uma grande dúvida: qual é a diferença entre Blindex e vidro temperado?

Se você está querendo fazer uma reforma na sua residência e não sabe qual deles escolher, confira abaixo a diferença entre vidro Blindex e vidro temperado:

O que é Vidro Temperado

O vidro comum possui resistência máxima de 400 kgf/cm², já o vidro temperado chega até 1400 kgf/cm², sendo quase 4 vezes mais resistente que o vidro comum. 

Essa diferença se dá por conta da têmpera, processo de resfriamento bruto, que aquece o vidro comum em aproximadamente 600° C e depois o resfria imediatamente. 

O processo acaba gerando um sistema de tensões, que aumenta a resistência final do vidro para temperaturas de até 200ºC, o tornando um vidro temperado. 

Outra característica do vidro temperado é que, quando o mesmo quebra, se parte em vários pedaços pequenos e redondos, diferente dos grandes pedaços pontiagudos gerados pelo vidro comum. 

O que é Vidro Blindex 

Antigamente, era comum o nome de um produto virar sinônimo do nome da empresa que o fabricava devido às suas estratégias de marketing, o que acabou acontecendo com a Blindex®.

O vidro temperado já existia no Brasil, mas foi apenas em 1951 que ele começou a ser produzido pela fábrica Santa Lúcia Cristais Ltda, que após 10 anos de mercado adquiriu o nome Blindex em sua razão social e passou a ser identificada como Vidros Blindex® Segurança.

Eles podem ser usados de diversas formas, como por exemplo em:

Sendo assim, o vidro Blindex na verdade se trata de um vidro temperado, embora nem todo vidro temperado seja Blindex.

Diferença de vidro temperado e Blindex

Diferença entre Blindex e vidro temperado

O grande diferencial da marca Blindex é a sua qualidade e segurança. 

O vidro temperado Blindex® atende à norma ABNT NBR 14698:2001 e possui o selo gravado em seus produtos, mostrando que foi testado e aprovado, garantindo a integridade física do usuário. 

E, como dissemos anteriormente, nem todos os vidros temperados passam por estes testes e possuem o selo da ABNT.

Essa é a grande diferença entre Blindex e vidro temperado, que é extremamente importante quando estamos falando de segurança física. 

Se você busca por um vidro seguro e resistente, nós da VAB Esquadrias e Vidros

temos todas as soluções em vidro Blindex® para você!

Para solicitar um orçamento, preencha o formulário abaixo que logo mais um de nossos consultores entrará em contato com você: