Qual a importância de contratar mão de obra qualificada?

Qual a importância de contratar mão de obra qualificada?
2 anos atrás

Uma pesquisa realizada pela Federação de Indústria do Rio, mostrou que 60% das empresas estão dispostas a contratar mão de obra qualificada mesmo em tempo de crise.

No entanto, ainda na mesma pesquisa, foi apontado que 53% dessas empresas tentaram realizar contratações, mas não conseguiram devido à falta de qualificação.  Apenas por isso, por assim dizer, já conseguimos entender a importância desses profissionais no mercado.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Keila Mara Guedes
Keila Mara Guedes
06/11/2023
Excelente, com prazo de entrega e serviços funcionários muito educados e prestativos, Wesley e Adão.
Thiago César
Thiago César
25/10/2023
Atendimento, serviços e prazo. Tudo Excelente. Super indico.
Angelo Orechio
Angelo Orechio
16/10/2023
Qualidade dos produtos aprovada. Pessoal super educados
Marcos Cunha
Marcos Cunha
04/10/2023
Excelente empresa...entrega até antes do combinado....preço que cabe no bolso. Recomendo para quem deseja pontualidade e acabamento fino. Mais um serviço muito bem feito em 2023, instalação de uma porta para a cozinha de alto padrão. Parabéns a todos os profissionais dessa conceiruada em empresa VAB.
Andressa Morais
Andressa Morais
29/09/2023
Serviço de excelente qualidade e dentro do prazo! Super recomendo!!!
Luana Macedo
Luana Macedo
11/09/2023
Fui bem atendida e a entrega suuuper rápida, bem antes da data prevista. Recomendo!
Vânia Teixeira Mota
Vânia Teixeira Mota
08/08/2023
Excelente serviço prestado, pontualidade e comprometimento!
ANA JULI
ANA JULI
19/06/2023
Serviços de primeira qualidade. Atendimento impecável
Clayton Xavier
Clayton Xavier
17/05/2023
Comprometidos, com atendimento de excelência e produtos de ótima qualidade. Recomendo. Tive uma ótima experiência em minhas obras.

Podemos concluir que ter um excelente produto ou proposta de serviço e os mesmos não serem executados de maneira correta, tal como, somente os especialistas conseguem desenvolver, não faz muito sentido para uma empresa que visa crescimento, certo?

Portanto, continue a leitura para entender tudo sobre a importância da mão de obra qualificada!

Mão de obra qualificada: o que é e qual a sua importância 

A mão de obra qualificada consiste em profissionais que se capacitam para desempenhar uma determinada função. Em outras palavras, são indivíduos capazes e aptos para exercer a função que foi determinada a eles no cotidiano.

Em casos como esse, tanto a empresa quanto o colaborador só têm a ganhar. Isso porque a importância da mão de obra qualificada entra em um campo de muitas vantagens como a execução de tarefas de maneira ágil, um índice de motivação mais alto e até mesmo a redução de atrasos.

Desse modo, não há motivos para a instituição ter insatisfação com o trabalho oferecido, ou seja, não haverá demissões nem início de um novo recrutamento.

Em um contexto adequado, todas as organizações dariam prioridade a mão de obra qualificada e especializada. No entanto, a preferência é para funcionários com pretensões salariais pequenas. 

Isso porque exige uma remuneração mais alta, considerando que existe uma diferença entre mão de obra qualificada e especializada. Enquanto uma requer capacitação em uma tarefa, a outra atua com conhecimento limitado, em apenas uma função.  

Considerando tudo isso, ainda há empresas que se veem em situações desfavoráveis. Afinal, trata-se de uma faca de dois gumes. Por um lado eles conseguem uma mão de obra sem qualificação, portanto, barata. Em contrapartida, podem existir colaboradores brilhantes, no entanto caros.

Quais serviços exigem mão de obra qualificada?

A falta de mão de obra qualificada pode se tornar uma grande vilã no momento de execução de um projeto. Afinal, colaboradores não terão condições favoráveis para desenvolver suas funções.

Levando em consideração, separamos três principais serviços de mão de obra qualificada.

Operários

A diminuição da pobreza e o ganho de um salário, possibilitam a um operário de produção/chão de fábrica que procura se especializar e encontrar profissões de melhor remuneração. 

Afinal, menos pessoas, consequentemente querem se empenhar no trabalho bruto, pois também  há escassez de profissionais especializados.   

Técnicos 

A falta desse tipo de profissional é monopolizada nos campos de edificação, automação e eletricidade. O aumento na oferta de excursões de ensino superior particular ajudou no crescimento da demanda no ensino profissionalizantes. 

Isso porque cada vez mais os jovens optam por um diploma universitário do que um certificado em um curso técnico. 

Engenheiro

No Brasil, há uma carência histórica no campo da engenharia, graduado somente 44 mil engenheiros, em contrapartida aos Estados Unidos com 150 mil, Índia com 300 mil e 400 mil na China. 

Existe uma exigência maior por engenheiros de produção civil, controle e automação de segurança no trabalho ambiental e eletricista.

Confira as vantagens de uma mão de obra qualificada na construção?

Investir na qualificação de mão de obra é fundamental para ingressar no mercado de trabalho e ter bom desempenho em sua função. Na construção civil, é  indispensável a qualificação de funcionários, evitando erros no projeto. 

Embora exija um investimento maior da empresa, existe uma grande viabilidade em instruir os profissionais após a contratação. Isso porque você terá funcionários que atuem de acordo com o que mais faz sentido para a empresa.

Além disso, a contratação de mão de obra qualificada te deixa isento de multas e possíveis gastos desnecessários, levando em consideração as aptidões do colaborador nas diretrizes da construção.

Aqui na VAB Esquadrias, por exemplo, atuamos com profissionais altamente especializados. Assim, quando um cliente precisar de um auxílio na compra de seus materiais, o profissional indicará o que for mais adequado para seu projeto. 

Inclusive, vale a pena fazer um orçamento sem compromisso conosco, isso pode te dar uma visão melhor do processo de construção.