Tipos de abertura de esquadrias

Tipos de abertura de esquadrias
2 anos atrás

As esquadrias são elementos imprescindíveis na edificação de imóvel, pois cabe a elas se protegerem da ação da chuva e do sol, bem como da entrada de invasores. 

No entanto, é preciso explicar que existem diferentes tipos de abertura de esquadrias e isso faz com que elas sejam implantadas em diferentes ambientes.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Keila Mara Guedes
Keila Mara Guedes
06/11/2023
Excelente, com prazo de entrega e serviços funcionários muito educados e prestativos, Wesley e Adão.
Thiago César
Thiago César
25/10/2023
Atendimento, serviços e prazo. Tudo Excelente. Super indico.
Angelo Orechio
Angelo Orechio
16/10/2023
Qualidade dos produtos aprovada. Pessoal super educados
Marcos Cunha
Marcos Cunha
04/10/2023
Excelente empresa...entrega até antes do combinado....preço que cabe no bolso. Recomendo para quem deseja pontualidade e acabamento fino. Mais um serviço muito bem feito em 2023, instalação de uma porta para a cozinha de alto padrão. Parabéns a todos os profissionais dessa conceiruada em empresa VAB.
Andressa Morais
Andressa Morais
29/09/2023
Serviço de excelente qualidade e dentro do prazo! Super recomendo!!!
Luana Macedo
Luana Macedo
11/09/2023
Fui bem atendida e a entrega suuuper rápida, bem antes da data prevista. Recomendo!
Vânia Teixeira Mota
Vânia Teixeira Mota
08/08/2023
Excelente serviço prestado, pontualidade e comprometimento!
ANA JULI
ANA JULI
19/06/2023
Serviços de primeira qualidade. Atendimento impecável
Clayton Xavier
Clayton Xavier
17/05/2023
Comprometidos, com atendimento de excelência e produtos de ótima qualidade. Recomendo. Tive uma ótima experiência em minhas obras.

O planejamento de uma construção vai exigir conhecimento a respeito dos tipos de abertura de esquadrias, pois elas correspondem a nada menos que 20% do valor total investimento na execução da obra. Sendo assim, vamos trazer nos tópicos abaixo os tipos de abertura esquadrias atualmente usadas. Conheça! 

Conhecendo os tipos de abertura de esquadrias

A partir dos próximos tópicos, vamos pontuar as esquadrias e a maneira como elas abrem. Confira! 

De abrir

Para começar, os tipos de abertura de portas esquadrias mais comum que é a de abrir. Além de ser a mais usada em portas, elas também integram janelas que contam com uma folha ou mais que vão se abrir a partir do movimento giratório em dobradiças que podem ser para dentro ou para a parte de fora do ambiente.

Basculante 

Mais um dos tipos de abertura de esquadrias que aparecem na lista é o basculante. Ela pode ser encontrada frequentemente em janelas. Com pivôs nas laterais, a báscula pode ser aberta, e a janela é projetada para dentro ou para fora do ambiente, dependendo do tipo de abertura que a janela possui.

Esquadrias de correr 

Entre os tipos de abertura de esquadrias para portas e janelas aparece como opção a de correr. Neste caso, é instalado um trilho que pode ser colocado no teto ou no chão e a partir disso, o movimento é executado. 

A vantagem da esquadria de correr é que o trilho pode ser encontrado em diferentes tamanhos. Com isso, ela pode ser instalada em salas, cozinhas, mas a dica aqui é escolher bem o trilho, pois é ele que vai possibilitar que a porta e/ou janela se movimentam de maneira adequada.

Guilhotina 

A guilhotina é mais uma maneira de possibilitar que a janela abra. Neste caso, as janelas precisam contar com duas folhas e elas poderão ser abertas na mesma posição ou, ainda, para lados distintos dependendo da vontade da pessoa que fará uso dela.

Esse tipo é muito encontrado em casas mais antigas e em fazendas, em virtude do estilo de província que era bem comum antigamente. Sendo assim, se você quer recuperar esse estilo decorativo, pode fazer uso dela, mas será necessário dar uma reforçada na segurança, porque essa janela não tem grades.

Maxim-ar 

Os tipos de abertura esquadrias atualmente usadas é o que recebe o nome de Maxim-ar. Apesar de ser bem parecido com a janela basculante, a sua diferença aparece no fato dele possibilitar que o ambiente receba mais ventilação, pois a abertura chega a quase 90º.

Por esse motivo é comum encontrar esse modelo em partes da casa como áreas de serviço, cozinhas e banheiros, pois elas precisam facilitar a circulação de ar.
No entanto, além de conhecer os tipos de abertura de esquadrias, é fundamental que a pessoa que está construindo ou reformando leve em conta: o design da obra, o porte da construção, o padrão de acabamento que será usado bem como a sua manutenção, pois assim a decisão será assertiva.