Sabia que existem tipos de esquadrias específicas para cada projeto?

Sabia que existem tipos de esquadrias específicas para cada projeto?
2 meses atrás

No decorrer dos anos e com o avanço nas ideias dos projetos de arquitetura, criaram-se diferentes tipos de esquadrias no objetivo de alcançar o modelo ideal. Essas modificações resultaram em uma série de opções que permitem transformar ambientes e, inclusive, proporcionam melhor valorização do imóvel.

É por esse motivo que entender a diferença entre os materiais e suas especificações pode impactar diretamente no orçamento e no resultado final da obra!

Então continue a leitura para conhecer os tipos de esquadrias conferindo os materiais e aberturas disponíveis no mercado atualmente.

Tipos de esquadrias - materiais e aberturas

Tipos de esquadrias – Materiais

As esquadrias nada mais são do que as peças responsáveis pelo preenchimento de vãos em um ambiente, como é o caso das portas, portões e janelas.

Por conta da sua importância em um projeto, tanto em função quanto em estética, esse item é confeccionado em diferentes materiais como:

Esquadrias de PVC

As esquadrias de PVC tem por característica marcante o excelente isolamento tanto do calor quanto do som, gerando maior conforto aos ambientes em que são instaladas.  

  • Manutenção: pode ser realizada através de uma limpeza simples, como é o caso da água e sabão. 
  • Custo: apesar de ter um preço mais elevado quando comparada às demais, a esquadria de PVC possui qualidade superior nos fatores durabilidade e conservação.

Esquadrias de Aço

As esquadrias de aço proporcionam um visual mais robusto e, principalmente na opção inoxidável, possuem a capacidade de suportar a ação do tempo e das condições do clima sobre a sua estrutura.

  • Manutenção: com relação à sua manutenção, apresentam uma facilidade de limpeza. Entretanto, alguns cuidados precisam ser observados, tais como a troca de esponjas de aço por outros materiais para não causar danos relacionados à abrasão. 
  • Custo: Apesar de apresentarem um dos menores custos, as esquadrias de aço podem gerar mais gastos no transporte e instalação devido às suas dimensões e peso.

Esquadrias de Madeira

As esquadrias de madeira são tradicionais e contam com uma grande variedade de tipos de madeiras. Portanto, esse modelo de esquadria é muito versátil e facilmente personalizável.

  • Manutenção: é necessário realizar a aplicação de materiais como verniz e demais produtos impermeabilizantes regularmente. Isso porque as esquadrias de madeiras podem ser comprometidas pela ação de pragas como insetos, fungos e bactérias.
  • Custo: este modelo de esquadria apresenta uma variação em seu preço final de acordo com o tipo de madeira da peça e o grau de personalização do projeto. 

Esquadrias de Alumínio

As esquadrias de alumínio são a melhor alternativa quando se pensa em versatilidade e qualidade no projeto. 

É que esse tipo de esquadria apresenta vantagem na própria confecção do material, pois é mais leve e resistente. Também oferece excelente resultado de estanqueidade termo-acústica e complementa a composição dos mais variados ambientes.

Basicamente, a esquadria de alumínio entrega as melhores vantagens das esquadrias de PVC e aço! Oferecendo, assim, o melhor custo-benefício entre os tipos de esquadria.

  • Manutenção: neste tipo de esquadria, existe uma periodicidade de limpeza associada a forma como a sua estrutura está exposta à ação do tempo. Mas a limpeza é bem simples – basta utilizar água, detergente e esponjas.
  • Custo: como possui alta durabilidade e demanda custo baixo na própria manutenção, essas esquadrias apresentam a melhor relação de custo-benefício para qualquer tipo de obra.

Esquadrias de Vidro Temperado

Com uma capacidade de resistência superior aos demais estilos de vidros encontrados no mercado, esta opção proporciona uma certa integração entre os espaços em que são instaladas, principalmente por conta de sua capacidade de proporcionar maior iluminação aos ambientes. 

No entanto, vale ressaltar que este tipo de esquadria apresenta uma limitação quanto às alternativas de abertura.

  • Manutenção: devido a fatores como peso, as esquadrias de vidro apresentam certa dificuldade no processo manual de abrir e fechar. Tornando por sua vez, o processo de limpeza demorado e cuidadoso.
  • Custo: nesse modelo de esquadria existe uma desvantagem marcante que é a fragilidade. Isso significa que elas podem se quebrar facilmente, o que pode gerar mais investimento em novas peças. 

Esquadrias de Ferro

Sendo comumente vista em projetos mais antigos, este tipo de esquadria possui boa durabilidade, mas baixa resistência a impactos. 

  • Manutenção: necessita de uma manutenção regular visto que a estrutura é muito suscetível aos efeitos de oxidação e corrosão.
  • Custo: a esquadria de ferro apresenta um baixo custo de aquisição e, assim como a de aço, demanda mais trabalho na instalação e deslocamento devido ao peso elevado.

Tipos de esquadrias – Aberturas

Dentre os tipos de esquadrias há ainda os tipos de abertura. Confira abaixo quais são elas:

Esquadrias de Abrir

Sendo o modelo mais comum entre portas e janelas, consiste na realização de movimentos giratórios com o auxílio de dobradiças ou pivô.

Tipos de esquadrias - Esquadria de Abrir
Projeto VAB Esquadrias e Vidros – Esquadrias de Abrir de Madeira

Esquadrias de Correr

Esse modelo conta com trilhos – um mecanismo instalado na parte inferior e/ou superior de um cômodo – no qual portas, portões e janelas correm lateralmente.

Tipos de esquadrias - esquadria de correr
Projeto VAB Esquadrias e Vidros – Esquadrias de Correr de Alumínio

Esquadrias Veneziana

As venezianas de alumínio permitem ter um maior controle sobre a iluminação dos ambientes, dispensando até mesmo o uso de peças como cortinas e persianas. Costumam ser usadas juntamente com as esquadrias de abrir.

Tipos de esquadrias - esquadria veneziana
Projeto VAB Esquadrias e Vidros – Esquadrias Venezianas de Correr de Alumínio

Esquadrias Basculante

O basculante conta com um apoio situado na lateral de sua estrutura, uma espécie de alavanca que abre e fecha a abertura a partir dos movimentos de empurrar e puxar. Se projetando parte para fora e parte para dentro do ambiente, esse modelo contribui para o controle da passagem de ar.

Tipos de esquadrias - esquadria basculante
Projeto VAB Esquadrias e Vidros – Esquadrias Basculante

Esquadrias Maxim-ar

Com a função de manter o local em que é instalada mais arejado, esse tipo de esquadria é semelhante ao basculante. A diferença é que ela abre para o lado externo em um ângulo que pode chegar a 90 graus. Dessa forma, conseguimos ter uma sensação de estar em um ambiente mais arejado e confortável.

Tipos de esquadrias - esquadria maxim-ar
Projeto VAB Esquadrias e Vidros – Esquadrias de Abrir e Esquadrias Maxim-Ar de Alumínio

Esquadrias Camarão (ou Sanfonadas)

Nesta versão as esquadrias vão se dobrando sobre si à medida em que são pressionadas, lembrando uma sanfona. A estrutura conta com trilhos para permitir o “encolhimento”, propondo agilidade, melhor aproveitamento de espaço e iluminação, assim como maior circulação de ar.

Tipos de esquadrias - esquadria camarão
Projeto VAB Esquadrias e Vidros – Esquadrias Camarão de Alumínio

Esquadrias Guilhotina

Como o próprio nome diz, a guilhotina possui um sistema que permite escolher entre manter fechada ou aberta as folhas inferior e/ou superior. Justamente devido a esse sistema, a guilhotina não possui segurança já que favorece o risco de acidentes.


Como escolher o tipo de esquadria ideal

São muitas as opções quando o assunto é tipo de esquadria ideal para o seu projeto.

No entanto, existem algumas considerações importantes a se fazer antes de definir qual esquadria usar, como por exemplo:

  • Características do projeto: é preciso estar bem alinhado sobre o que espera-se do resultado final, com especificações e dimensões bem traçadas para não correr intercorrências durante a obra ou reforma de um espaço.
  • Segurança e praticidade: adquirir produtos que entregam segurança após serem instalados é fundamental em qualquer projeto. E, como vimos, escolher materiais que sejam práticos otimiza não só a instalação como a sua manutenção;
  • Qualidade e custo do material: a questão financeira  é importante, mas mais importante que isso é priorizar a qualidade. Portanto, opte por investir um pouco mais e garanta produtos que oferecerão durabilidade e resistência superiores. Até mesmo porque, exagerar na economia no momento da escolha da esquadria pode gerar gastos inesperados no futuro.

Dentre os tipos de esquadrias que citamos, por conta de fatores como a sua resistência e durabilidade, podemos destacar as esquadrias de alumínio.

É por isso que aqui na VAB Esquadrias e Vidros você encontra os melhores modelos de esquadrias de alumínio com a qualidade e confiança de uma empresa que é referência do mercado!

Trabalhamos com 3 linhas diferentes:

  • Master
  • Suprema
  • Gold

E, como vimos, esse tipo de esquadria proporciona um excelente custo-benefício para o seu projeto. Portanto, para conhecer todas as nossas soluções em esquadrias de alumínio basta preencher o formulário abaixo: